parcelas

O que é uma Busca e Apreensão de Veículos?

É uma ação judicial ingressada pelo proprietário do bem alienado, que se encontra sob posse do devedor, tendo como objetivo garantir a conservação daquele bem, para um posterior pagamento da dívida.

Nos contratos de alienação fiduciária de veículo, o bem que deverá ser retomado pela instituição financeira é o próprio veículo.

quiteQuando o banco pode ingressar com o pedido de Busca e Apreensão?

O atraso de uma única parcela do financiamento já é o suficiente para o banco ingressar com o pedido de busca, porém, devido aos elevados custos que a instituição bancária terá que arcar com essa ação, de praxe ele aguarda ao menos 90 dias para efetuar o pedido.

Como é feita a apreensão?

Depois de autorizada a liminar de busca e apreensão pelo juiz, o oficial de justiça se dirige ao endereço autorizado (que normalmente é o constante do contrato de financiamento), e faz a apreensão do mesmo.

Em caso de recusa na entrega, o oficial de justiça pode requisitar força policial, inclusive com arrombamento de portas e janelas, para que realize o feito.

Há alguma forma de evitar Busca e Apreensão?

Sim, é possível, desde que o proprietário tenha muita cautela. A maioria das buscas e apreensões no Brasil se tornam irregulares por algum dos motivos abaixo:

– Contratos irregulares com taxas e juros ilegais, sem o consentimento do consumidor;

– Cobranças de juros de mora de forma distorcida e ilegais, caracterizando-se juros abusivos;

– Notificações feitas de formas irregulares.

O que a Apollo Veículo pode fazer por você

Nossa empresa é especialista em Ação Revisional de Veículo. Através da Ação Revisional, conseguimos evitar a busca e apreensão de seu veículo e ainda negociar sua dívida com descontos que chegam á 70%.